quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

NASCIDOS ESCRAVOS

Resenha

Lutero,martim. Nascidos escravo.editora fiel. 2ª ed.

Lutero nesta obra vai mostrar que o homem não tem vontade própria,que é escravo desde o seu nascimento, a doutrina do” livre-arbitrio” é falsa e contraria aos ensinamentos bíblicos, e que Erasmos e jerônimo estão errados em ensinar sobre o “livre-arbitrio” ,para confirmar isso Lutero usa dezenove argumentos para combater esses ensinos.

Nos cincos primeiros argumentos Lutero mostra a Erasmos que aculpa universal, o domínio universal do pecado, não pode obter aceitação diante de Deus atravez da observância da lei moral e cerimonial, a lei tem o propósito de conduzir os homens a Cristo dando-lhes o conhecimento do pecado e a doutrina da salvação pela fé em Cristo junto com os outros argumentos vão provar que o “livre-arbitrio” é falso.

Ele afirma também que, se todos os homens possuem “livre-arbítrio”, ao mesmo tempo que todos, sem qualquer exceção, estão debaixo da ira de Deus segue-se daí que o “livre-arbítrio” os estar conduzindo a uma única direção a da impiedade e iniqüidade, portanto, vemos que a doutrina da salvação pela fé é completamente contraria a qualquer idéia de “livre-arbítrio”.

Para Lutero,ninguém tem capacidade de voltar-se para Deus por sua própria vontade, por isso Deus toma iniciativa e revelar-se a eles,pois estes, estão escravizados e não tem vontade própria,de uma vez que vivem no domínio do pecado, assim, torna-se evidente que no homem não há poder que o capacite a praticar o bem.

No primeiro argumento, Lutero comenta “se existe realmente o “livre-arbitrio”,ele não parece capaz de ajudar os homens a atingirem a salvação”, mas, não vejo o “livre-arbitrio” como um meio de ajuda para levar o homem a salvação, mas sim, uma opção de escolha, porque, se o homem não tivesse opção de escolha, se deduz que ele seria salvo independente de sua vontade, e porque então, Cristo mostra os dois caminhos(Mt.7.13,14) isso não seria opção de escolha?.

Será que o “livre-arbítrio” é entendido como “ uma capacidade própria “ para salva-se, se foi neste sentido que Erasmos enterpretou, descordo plenamente, porque o “livre-arbitrio” não é para corregir a situação do homem com Deus, mas, uma opção de escolha e uma escolha condicional.

Lutero no quinto argumento diz “o “livre-arbitrio” só poderia ser uma realidade se o homem pudesse ser salvo mediante a observância da lei”, mas, como pode ser isso? Se ele mesmo diz que o propósito da lei é mostrar no que consiste o pecado, pois, só Cristo tem poder para salvar.

O cerne da questão é , o homem tem ou não liberdade?

Na minha concepção , tem, a qual denomino “liberdade condicional”, pois, está condicionada a soberania Divina.

Ermeson Cavalcante .

2 comentários:

  1. Graça e paz. A partir do ponto que afirma "liberdade condicional" finda a existência do livre arbítrio. Do ponto de vista de Lutero, citando o livro de Romanos... observa-se a total providencia de Deus para nos livrar do pecado por meio de Jesus Cristo. Afirmando que somos miséraveis, e que somente é possivel se livrar do mal que habita em nosso corpo, pela operação do Espírito de Deus atuando e nos conduzindo a Cristo

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito fácil justificar atitudes maléficas de nossa própria natureza, julgando nossos próprios erros ou alheios, em alguns momentos querendo ser o próprio Deus, adivinhando seus propósitos, através do termo: "livre-arbítrio"
    É uma questão lógica, se realmente existisse, uma vez ouvido e convencido de quem foi e o que fez o SENHOR JESUS CRISTO, já estaria garantido a Salvação desta alma !
    Este termo tem que ser repensado, necessitamos de liberdade é pra raciocinar espiritualmente ! Não da maneira que nos convêm !

    ResponderExcluir