quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AUTOR DO PECADO

Resenha

Autor do Pecado

Autor: Chéung.vicent

  • Perspectiva da obra

O autor tem como principal pretensão mostrar que a soberania de Deus, faz de Deus o autor do pecado, ele vai usar como argumentação, o texto de Is.45.5-7 e Rm.9.19-21, Vicent relata que os cristãos para negar esta idéia de que Deus é o autor do pecado, usa textos como Tg.1.13,17,que para ele são respostas falaciosas, fracas,evasiva e incoerentes.

  • Principais argumentos do autor

A soberania divina é o principal argumento, partindo deste pressuposto, o autor afirma que jamais encontrou explicação teológica e filosófica convincente mostrando o que há de errado em Deus ser o autor do pecado,pois, para Vicent não há qualquer problema bíblico ou racional.

Na questão apologitica dos cristãos sobre esse tema, o escritor argumenta que são todas cheias de equívocos de interpretação das escrituras,como em Tg.1.13,17.

Cheung, finaliza afirmando “A bíblia repreende o objetor e responde a objeção:pelo contrario,ela ousadamente diz que Deus tem o direito de fazer tudo o que ele quer e que ele faz tudo o que ele quer”.

  • Apreciação critica

Podemos perceber que toda discurção estar em volta da soberania de Deus, a qual segundo a visão do autor da total direito para que Deus seja o autor do pecado, uma vez que Deus cria tudo e deixa a criatura sem opção de escolha, o autor usa como base para este argumento os textos de Is.45.5-7 e Rm.9.19-21,com esses textos ele induz um certo determinismo divino junto com predestinação e eleição.

Partindo deste pressuposto deduz que o pecado é metafísico e que não existe escolha própria, pois todo discurso estar relacionado com Deus, mas, vejo que Vicent só inclui dois personagens diretamente no texto, esquecendo de um terceiro que é satã, o antigo querubim,pois, o primeiro relato de pecado nas escrituras é na metafísica,causado por esse anjo,em Ez.28.15 relata isso e em Tg.1.14,15 diz que cada um é atraído pela a sua própria concupiscência, a qual da a luz ao pecado, nota-se que o primeiro ser em que foi achado com concupiscência foi lucifé e este mesmo, induziu o primeiro casal á pratica.

Então,quem seria o verdadeiro autor do pecado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário